Ativo e Passivo

PASSIVO CIRCULANTE
                Composto por todas as obrigações com prazo de vencimento em até 12 (doze) meses. Ex.: fornecedores, empréstimos e financiamentos, salários a pagar, impostos a recolher, etc.

                Serão apresentadas as obrigações que primeiro serão cobradas a empresa.

PASSIVO NÃO CIRCULANTE
(PASSIVO EXIGIVEL EM LONGO PRAZO)
                Representa as obrigações em que o prazo de vencimento se encontra após 12 (doze) meses. Ex.: Empréstimos e financiamentos de longo prazo, contas a pagar no longo prazo, etc.

ATIVO CIRCULANTE
                Composto pelos bens e direitos que irão ser convertidos em dinheiro em um prazo de até 12 (doze) meses. Divide-se em disponível, realizável em curto prazo e estoques.
                Condições para que o ativo seja circulante:
  • a   Deve ser ou espera-se que seja transformado em dinheiro ou consumido no decorrer de um exercício operacional da empresa ( que geralmente possui doze meses).
  • b     O proposito da posse desse bem e exclusivamente para a venda.
  • c     É caixa ou equivalente de caixa.

                Exemplo de ativo circulante: caixa, banco conta movimento, investimento de recuperação imediata, duplicatas a receber, mercadorias, etc.

ATIVO NÃO CIRCULANTE
(ATIVO REALIZAVEL EM LONGO PRAZO)
                É formado pelos bens e direitos que serão convertidos em dinheiro após 12 (doze) meses. São ativos que a empresa pretende vender ou receber após um exercício operacional (que geralmente tem doze meses). Ex.: duplicatas a receber no longo prazo, empréstimos aos sócios, etc.
ATIVOS PERMANENTES
                No ativo permanentes são colocados os bens e direitos que a empresa não quer vender. Ele é dividido em imobilizado e investimentos e diferido e intangível.
a)      Imobilizado: São os bens que a empresa compra para prestar seu serviço, bens que a empresa utiliza na sua atividade fim. Ex.: moveis e utensílios, veículos, instalações, maquinas e equipamentos, computadores e periféricos, etc.
b)      Investimentos: São os bens adquiridos pela empresa, mas, que não contribuirão para atividade fim da empresa, não contribuirá para a prestação do serviço da empresa. Ex.: imóveis para aluguel, ações em outras empresas, obras de arte, etc.
c)       Diferidos: Representa as aplicações de recursos em despesas que irão influenciar o resultado de mais de um exercício (geralmente doze meses). Ex.: gastos de implantação da empresa, gastos pré-operacionais, gastos com modernização e reorganização.
d)      Intangível: São bens que a empresa possui em sua posse mais que não são bens materiais. Ex.: marcas e patente, direitos autorais, pesquisas e desenvolvimento.

GUERRA, Luciano. Contabilidade descomplicada. 2ª ed. , São Paulo, 2010. Saraiva.

Apostila de contabilidade comercial, material de apoio da matéria de contabilidade comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário