Porque o ativo bate com o passivo?

   Digamos de uma maneira bem simples, que o objetivo do Balanço Patrimonial é evidenciar a situação financeira e econômica da empresa. Logo essa demonstração contábil deverá conter, de forma clara, todas as informações necessárias para que os usuários possam entender o patrimônio da empresa. O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis feitas no encerramento do exercício social. É elaborado a partir dos lançamentos contábeis. O método de lançamento contábil baseia-se nas “partidas dobradas” descrito pelo “Frei Luca Pacioli”. A essência desse método é que, se alguém usou dinheiro, de algum lugar esse dinheiro saio.  Cada débito (as contas do ativo são de natureza devedora) corresponde a um credito (as contas do passivo são de natureza credora) de igual valor. Toda aplicação de recursos corresponde a uma fonte.
                Ao fazer um lançamento contábil deve-se evidenciar o ponto de partida (de onde veio o recurso) e seu ponto de chegada (para onde foi o recurso).

                Ex.:
Compra de mercadoria

   D- Estoque                                      (CONTA DO ATIVO - PARA ONDE FOI A MERCADORIA)
   C- Fornecedores                                    (CONTA DO PASSIVO – REPRESENTA A FONTE QUE FOI USADA                                                                                                      PARA A AQUISIÇÃO DAS MERCADORIAS)

                Numa compra a vista o recurso para a aquisição das mercadorias sairia da conta caixa. Já em uma compra a prazo, a empresa se compromete, tem a obrigação de pagar ao fornecedor por essas mercadorias 
                O ativo sempre vai bater com o passivo por que um lado sempre vai evidenciar as aplicações de recursos e o outro sempre vai evidenciar as origens de recursos, respectivamente (Caso isso não ocorra a empresa esta fazendo suas demonstrações e os lançamentos de forma errada).
                 Sempre que aplico recursos em bens ou direitos eles devem vir de algum lugar, se vierem de recursos já existentes reduzirei um ativo e criarei outro.

 ex.: compra de um móvel a vista.

D – móveis e utensílios
C – caixa

                Se forem utilizados recursos de terceiro, vou criar uma origem (obrigação) e conseguirei um bem.

ex.: compra de mercadoria a prazo.  

D – móveis e utensílios

C – duplicatas a pagar
GUERRA, Luciano. Contabilidade Descomplicada. 2ª ed., São Paulo, 2010. Saraiva.

7 comentários:

  1. qdo no encerramento der a diferença entre passivo e ativo , no meu caso o ativo está com R$205,01 a mais que o passivo, como consigo achar o erro?

    ResponderExcluir
  2. olá! tudo bem? desculpe pela demora pela resposta. espero que possa te ajudar.
    Bom, quando ocorrer essas diferenças, é aconselhável que você der uma olhada nas contas "T" (OS RAZONETES).O mais provável é que você tenha lançado algum valor errado. Dá um confere nos razonetes.

    ResponderExcluir
  3. o porquê, nos balanços patrimonais, o total dos passivos sempre coincide com o total dos ativos?

    ResponderExcluir
  4. O meu total do balanço patrimonial deu uma diferença um com o outro é eu tenho certeza que os valores estão iguais o que faço pq o ativo tem que ser igual o passivo não é?

    ResponderExcluir
  5. Se devem ser iguais, como se explica o lucro ou prejuízo?

    ResponderExcluir