Porque o ativo tem natureza devedora, e o passivo tem natureza credora?

 A visão do senso comum de débito e crédito será deixada um pouco de lado. Esses termos assumirão um significado diferente no estudo das contas do ativo e do passivo. No senso comum contrair um débito é ruim e ter um credito é muito bom.Um bom exemplo são os extratos bancários.
                Os extratos bancários são na verdade pequenos balanços que evidenciam a situação do banco em relação aos clientes (a conta clientes é um direito da empresa “banco” quando este lhe empresta dinheiro e está no ativo da empresa). Quando você deposita dinheiro o banco tem uma obrigação de devolvê-lo (nesse caso, a conta clientes compõe o passivo da empresa; origem de recursos para que o banco possa realizar suas atividades), é um credito que alimenta o passivo. Quando você saca esse dinheiro a obrigação do banco diminui, diminuindo o passivo e debitando o valor sacado.
                O ativo tem natureza devedora. Vamos imaginar cada conta do ativo como se fossem pequenas caixas (clientes, caixa, bancos) e cada caixa tivesse uma pessoa responsável por ela. Agora imagine que a empresa pegue o dinheiro (dela) e deposite nessas pequenas caixas. É como se as “pessoas responsáveis” por essas caixas devessem à empresa. Então a pessoa responsável pela caixa do banco deve à empresa a quantia “X”. Essa pessoa responsável, sendo representada pelo nome da conta, vai constar no balanço patrimonial da empresa como devedora.
                O passivo tem natureza credora por que são valores que a empresa obteve com a confiança dos fornecedores (e demais credores) de que a empresa irá pagar. É só inverter a situação hipotética acima. Agora a empresa não depositou, ela “pegou emprestado” e tem de pagar.Credito tem a mesma origem latina da palavra acreditar.

                Debito e credito não são bons ou ruins são apenas lógicos.
GUERRA, Luciano, Contabilidade Descomplicada. 2ª ed. São Paulo, 2010. Saraiva.

12 comentários:

  1. Amei a explicação simples e precisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Gleiciane damasceno! vc ainda tem andado aqi pelo blog? o q vc gostaria de ver por aqi deixe sua sugestão

      Excluir
  2. eu nao entendi foi nada, talvez seja pq eu lembro da cara do meu professor

    ResponderExcluir
  3. AFF, preciso estudar mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Amei, tenho prova em dois dias e essa foi a melhor explicação.

    ResponderExcluir
  5. Amei, tenho prova em dois dias e essa foi a melhor explicação.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada. Quando tive o primeiro contato com a definição, fiquei perdida. Obrigada, ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. mt boa explicacao, passei 3 dias tentando acha resposta para essa questao.

    ResponderExcluir